quinta-feira, 3 de março de 2011

Projecto Ana - Oração pelas Mulheres

«O Projecto Ana é um ministério da Rádio Transmundial, e tem como missão promover a consciencialização e solidariedade para com o sofrimento das mulheres no mundo, orar pelas mulheres que são abusadas emocional, física ou espiritualmente, transmitir pelas ondas da rádio o programa "Mulheres de Esperança", encorajando-as a experimentar o amor, a paz e o poder de Deus, enquanto enfrentam os seus desafios diários e oferecer a herança de Jesus Cristo, independentemente da sua cultura, posição social ou situação  económica.»

Ainda que não possamos fazer mais nada pelas mulheres que sofrem, podemos sempre orar por elas. A oração é um privilégio de toda a mulher crente e é um instrumento maravilhoso que Deus coloca à disposição de todas nós. Este mês vamos orar mais especificamente pelas mulheres na África Ocidental.

Por favor, ore por…

1. Produtoras do programa de rádio do Projeto Ana (PA), o Mulheres de Esperança (ME), nas línguas Bambara, Inglês e Francês transmitidos na África Ocidental. Ore por sabedoria para a Coordenadora Regional do PA na África, Ruth Mbennah, que levanta recursos,lidera, treina e encoraja mulheres nesses países, além de decidir quais ministérios serão sustentados com seus recursos limitados.

2. Mulheres na África Ocidental lutando para sustentar suas famílias com poucos recursos, pouca educação e praticamente sem a ajuda de seus familiares e comunidades.

3. Louve a Deus por Karl e Gail, que oferecem sustento para o PA na Libéria. Ore por Esther (diretora) e Christine (coordenadora) que são incansáveis em seus esforços para encorajar líderes de grupo e centenas de intercessoras, através de seminários, cafés da manhã voltados para oração, dentre outros eventos para capacitar mulheres a servirem ao Senhor.

4. Pela Christine e equipe organizadora do Festival Vida para toda Libéria de 25 à 27 de Março em Monróvia, Libéria. Ore pelos oradores, dentre eles Franklin Graham, e pelos participantes de diferentes tribos e denominações de toda a Libéria que viajarão para esse evento transformador e restaurador.

5. Pela distribuição dos calendários mensais de oração e cartas da Marli na Líbéria. Sem o serviço de e-mail ou motoboy, o distribuidor contrata um táxi e depois caminha até as áreas inacessíveis aos carros.

6. Mulheres na Libéria que ainda sofrem com o trauma causado por múltiplos estupros de gangues, tortura e escravidão ocorridos durante a guerra civil. Ore pelos que ministram a elas sobre o amor de Deus e ajudam-nas com tratamentos físicos e emocionais.

7. Líderes que tratem da falta de parteiras na Libéria. Essa falta contribui para o aumento de complicações gestacionais, fístulas e mortes.

8. Mulheres e meninas que continuam vulneráveis a infecção do vírus HIV, violência contra a mulher, pobreza e acesso limitado à educação e assistência médica seguidos por anos de guerra civil na Libéria. “Mulheres e meninas representam 58% da população aidética nesse país”. (UNAIDS).

9. Louve ao Senhor pelo programa ME em Inglês transmitido em Benin que também alcança ouvintes em Gana e Nigéria. Uma ouvinte do Hospital Nacional de Ortopedia da Nigéria escreveu: “Estou muito feliz que um programa como o Mulheres de Esperança, seja transmitido através de sua rádio. Devo confessar que esses programas mudam vidas e têm me encorajado, motivado e me ajudado a crescer espiritualmente. Lembro de alguns temas, como, por exemplo, escolha do companheiro, aprendendo a lidar com o câncer e muitos outros. Muito obrigada por esses temas”.

10. Louve ao Senhor por Kim Kargbo, fundadora do Mulheres de Esperança Internacional, que tem interesse em criar uma parceria com o ministério do PA em Serra Leoa, encorajando mulheres a orar e explorar possibilidades para produção do ME em Inglês e Krio no futuro. “Cerca de ⅔ da população adulta de Serra Leoa são analfabetos (Human Development Index). O rádio é um meio confiável e popular nesse país. Mais de 80% da população tem acesso ao rádio e a maioria diz ouvi-lo diariamente”.


11. Louve ao Senhor por Alice e Jenny (mãe e tia do presidente de Serra Leoa - Earnest Bai Koroma) que abriram uma Casa de Oração para mulheres sofridas no mundo todo. Ore pelos grupos de oração em Makeni e Freetown.

12. Ore por recursos para que o ME seja produzido nas línguas das mulheres do Burundi (Kirundi), de Gana (Twi), da Nigéria (Hausa) e de Serra Leoa (Krio). Uma ouvinte escreveu: “Se puderem, passem esse programa na língua Hausa para as ouvintes dessa língua na Nigéria, pois o programa é muito valioso para o lar cristão”.

13. Paz e segurança para o povo na Costa do Marfim. Ore pelas produtoras francesas do PA, Macy, Olga e Germaine que encorajam os grupos de oração que não têm conseguido se reunir devido ao tumulto em seu país.

14. Fortalecimento da fé e sabedoria para que as famílias educando seus filhos no temor do Senhor possam evitar prostituição, depravação e corrupção provocadas pelas crises econômicas na Costa do Marfim.

15. Para que haja suprimento de vacinas, antibióticos, suplementos nutricionais, mosquiteiros para camas, ensino de práticas de aleitamento materno e de procedimentos higiênicos para tratar e prevenir doenças que levam crianças e mulheres à morte na Costa do Marfim. Estima-se que cerca de 87.000 crianças com menos de 5 anos de idade morrem anualmente de doenças que poderiam ser evitadas.

16. Para que mulheres iletradas da África Ocidental, que têm acesso restrito à água limpa, tenham oportunidade de ouvir os programas ME e aprendam a ter uma vida saudável. Ore para que ao se depararem com desafios que põem a vida em risco, elas não se tornem vítimas de aproveitadores.

17. Pelas ouvintes do programa ME em Francês que é transmitido na Burkina Faso, Mali, Níger e Togo. Ore também pela necessidade de uma licença de transmissão em ondas curtas, por um engenheiro de transmissão e por um responsável pela manutenção, a fim de que outros grupos não alcançados possam ouvir o programa em suas línguas.

18. Sabedoria de Deus para os missionários da RTM Paul e Donna Cox e Garth e Fiona Kennedy em Benin. Eles possibilitam a transmissão de programas de rádio em toda África Ocidental. Ore para que a proteção do Senhor esteja sobre eles e suas famílias que têm assistência médica restrita num país onde malária, tifóide, febre amarela e meningite são constantes preocupações. Escuridão espiritual, feitiços, escravidão infantil e rituais com sacrifício de crianças são realidades em seus bairros.

19. Para que Monica, coordenadora do PA em Gana, tenha sabedoria ao encorajar as mulheres a se juntarem à rede de oração do PA. Ore pelos grupos de oração e por recursos para tradução dos calendários de oração em Twi, por viagens de apoio a grupos de oração e pela transmissão dos programas Mulheres de Esperança. Ore para que pastores apóiem às mulheres a se juntarem ao movimento de oração do PA.

20. Segurança dos viajantes em Gana, uma vez que há muitos assassinatos nas estradas. Ore também para que a descoberta recente de petróleo nesse país seja usada em benefício do povo e das comunidades.

21. Louve ao Senhor que em Gana, os maridos que haviam abandonado suas famílias, voltaram pra casa e assumiram suas responsabilidades familiares. Ore pelas centenas de mulheres em toda África que estão orando para que seus maridos se convertam a Cristo.

22. Pela proteção de mulheres e meninas em Burkina Faso, onde o índice de mutilação genital e casamentos infantis é alto. O governo tem se posicionado contra mutilação genital.

23. Para que mulheres recebam melhor atendimento médico em Burkina Faso. Lá é comum que mulheres tenham em média 6 filhos e nenhum acesso a assistência médica, o que lhes asseguraria partos sem complicações. O índice de mortes de mães é um dos maiores na África. “Agradeça a Deus que a implementação de novas atividades governamentais, tais como Dias Nacionais de Imunização, construção de latrinas, sistemas de saneamento e a criação do Ministério de Mulheres estão produzindo resultados importantes”.

24. Mulheres no Senegal que continuam a lutar com sérios problemas de pobreza. “Mais de 20% da população vive com menos de 2 reais por dia.”

25. Por recursos humanos e financeiros para que mulheres em Camarões, República Central da África, Congo, Gabon, Guiné, Madagascar, Mauritânia, Ruanda e Senegal possam ouvir sobre o amor de Deus através do programa ME em Francês.

26. Por Evelyn (Coordenadora do PA em Mali), Jean (Produtora do ME em Bambara) e Marthe (tradutora) que juntas encorajam as mulheres em Mali a ouvirem o programa e a se juntarem aos grupos de oração. Mali é um país de pobreza extrema, “menos da metade da população feminina dá a luz sob cuidados médicos, e a mutilação genital afeta aproximadamente 92% das mulheres no país”.

27. Pelas mulheres vítimas de estupro na Mauritânia, onde não há leis contra tal prática. Mulheres que denunciam o estupro são banidas e envergonham suas famílias.

28. Para que mulheres no Burundi tenham oportunidade de ouvir os programas ME em Suahili e em Francês. Ore também pela produção do ME em Kirundi num futuro próximo. As mulheres do Burundi sofrem abuso físico. Um exemplo disso, é que uma mulher teve suas duas mãos amputadas por ter tido meninas e nenhum menino. Além disso, a poligamia é comum nesse país.

29. Pelos preparativos para o encontro das coordenadoras nacionais do PA na África que será em Johannesburgo em Julho. Ore pelas necessidades financeiras, planos de viagem, acomodações e outras logísticas para esse importante evento.

30. Louve ao Senhor pelas muitas vidas na África sendo transformadas fisicamente, espiritualmente e emocionalmente e pelas mudanças nas famílias, igrejas e comunidades através do toque de Deus nas vidas das mulheres.

31. Pelas mulheres isoladas pelas crenças culturais e religiosas que são hostis ao evangelho. Muitas só conseguem ouvir sobre o amor de Deus por elas e sobre o dom da salvação através de programas de rádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário