terça-feira, 5 de abril de 2011

Profissão: Doméstica

Diálogo entre a minha filha e uma pessoa nossa conhecida, há uns dias atrás:

- Tens de estudar muito para ires para a faculdade.
- Mas eu não sei se quero ir para a faculdade.
- Tens de ir senão não arranjas nenhum emprego de jeito. O que queres ser?
- Doméstica, como a minha mãe.
- Credo, que horror! Essa é a pior coisa que se pode ser. A tua mãe é doméstica, coitada, e eu também já fui, mas não queiras isso para a tua vida. É horrível ter que passar os dias a lavar, limpar, cozinhar, engomar. É um trabalho que nunca está feito e que é horrível.

Tanto a minha filha como eu nos remetemos ao silêncio. Há alturas em que não me apetece embarcar neste tipo de discussão pela milésima vez mas, por outro lado, talvez tenha sido mais uma oportunidade que desperdicei. Poderia ter falado do amor de Deus que faz toda a diferença na vida, e também na vida de uma mulher que está em casa. Poderia ter falado daquilo que a Bíblia diz sobre o papel da mulher. Ou poderia tão simplesmente ter falado da minha experiência pessoal e da alegria que sinto em poder cuidar diariamente da minha família e do meu lar. E de como cada tarefa, por mais rotineira que seja, se torna aprazível por ser feita com amor.

Não é fácil tentar passar os valores em que acredito à minha filha, quando tudo à volta dela a leva por outros caminhos. Mas a sua vida está nas mãos de Deus e isso tranquiliza-me.

Quando, já em casa, conversei com a minha filha sobre o assunto, ela disse-me apenas: «Mãe, não te preocupes. Eu não acredito em nada daquilo que aquela senhora disse».

5 comentários:

  1. E num emprego? O trabalho também nunca está feito!!! E é bom que assim seja senão o patrão despede hahaha.

    em casa pelo menos tomamos conta e cuidamos do que é nosso, sem ninguém a buzinar-nos ao ouvido o dia todo. Gerimos o tempo como quisermos e se nos apetecer borrifamo-nos para o trabalho e vamos passear sem que nos descontem o dia.

    Além de... cuidarmos e termos mais tempo para os nossos filhos sem ter de os despejar num sitio a abarrotar de crianças o dia todo.
    É mais fácil dar continuidade à amamentação por mais tempo. Eles dormem de noite e as cesta quanto e quando precisam e comem comida de qualidade.

    Ok... nem vou dizer mais nada... tu conheces as vantagens :))

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo! Nem vale a pena ligar muito a tais comentários.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Como entendo...
    Também oiço com conversas semelhantes!

    ResponderEliminar
  4. ESTUDAR É PRECISO, MAS CUIDAR DA FAMÍLIA COM AMOR E DEDICAÇÃO.
    NÃO TEM PREÇO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Não tem mesmo preço e é o melhor investimento que podemos fazer na vida.

      Eliminar