segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Não há sábado sem sol, domingo sem missa, nem segunda sem preguiça

                                                     Imagem retirada daqui
Sempre fui fã de provérbios e ditos populares, embora alguns não façam sentido algum. Habituei-me com a minha avó, que também teve sempre este gosto, e hoje eu utilizo muitos dos ditados e expressões que sempre a ouvi dizer. E um deles era este: não há sábado sem sol, domingo sem missa, nem segunda sem preguiça. E porque me lembrei disto hoje? Porque hoje é segunda e se houve um tempo em que não havia segundas sem preguiça na minha vida, hoje isso já não é verdade. Custa-me sempre um bocadinho levantar mas isso acontece todos os dias, especialmente no Inverno. Mas depois do meu duche matinal, estou pronta para um novo dia. E todos os dias são especiais, porque foram criados por Deus. Mas ajuda muito ter o privilégio de não ter de deixar a minha família e a minha casa para ir trabalhar fora.  Quanto ao resto do provérbio, em relação ao sábado não sei. Quando era miúda divertia-me a ver se fazia sol ao sábado mas é provável que já tenha vivido muitos sábados sem ver o sol! E ao domingo, é uma alegria ir à igreja. Faz parte da nossa rotina mas não é uma obrigação. É uma alegria poder ir à casa de Deus, ouvir a Sua Palavra e estar em comunhão com os irmãos.

Tinha acabado de publicar esta mensagem mas tive de voltar cá porque tenho a televisão ligada e estavam a apresentar uma novela em que uma das personagens dizia: "A minha vida nunca foi um domingo, foi sempre uma segunda-feira." Achei graça à coincidência, se bem que não haja coincidências. Claro que percebemos a associação de ideias mas é tão bom quando, pela graça de Deus, todos os dias da nossa semana podem ser domingos. Não é fácil, mas é possível. E lembro-me de Paulo: «Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação» (Filipenses 4:11).

Sem comentários:

Enviar um comentário