sábado, 29 de janeiro de 2011

Planear ou não planear as refeições

Entre planear e não planear, escolho sempre planear porque eu sou a mulher dos planos e das listas. Dá-me mesmo gozo planear e fazer listas para tudo e mais alguma coisa. Para além da utilidade que as listas podem ter, planear é para mim um passatempo! Mas no que diz respeito às refeições, nem sempre o fiz. Já passei por diversas fases mas cheguei à conclusão de que é melhor planear. Todos somos diferentes e cada pessoa tem formas diferentes de fazer as coisas. Outras vezes vamo-nos adaptando à medida das circunstâncias e daquilo que vamos vendo que funciona ou não. Resisti durante bastante tempo ao planeamento das refeições porque às vezes sobra comida, outras vezes não, às vezes somos muitos à mesa, outras vezes somos poucos, enfim, porque achava que nunca conseguiria fazer aquilo que estava planeado. Mas planear as refeições poupa tempo, trabalho e dinheiro. E liberta-nos daquela preocupação de «o que é que eu vou fazer hoje para o jantar?» e «será que tenho os ingredientes de que preciso?» E mesmo com planeamento, há sempre espaço para os imprevistos. Actualmente, o sistema que para mim funciona melhor é o seguinte:

- no início de cada mês, faço as compras do mês, com base numa lista que fui fazendo ao longo do tempo e que tem aqueles produtos base que nós usamos habitualmente. Optei por começar as fazer as compras online por comodidade, uma vez que não tenho elevador e é sempre muita coisa para transportar.

- uma vez por semana, faço um planeamento das refeições para uma semana (já experimentei fazer para mais tempo mas comigo não funcionou) e, quando por alguma razão imprevista, não faço a refeição que estava planeada ou quando há uma refeição que consiste em aproveitamento dos restos, passo a refeição planeada para a semana seguinte.

- uma vez por semana, faço as compras de carne, peixe e legumes, de acordo com o menu planeado. Por vezes é preciso comprar algum produto extra, mas desde que planeio as refeições que isso deixou de ser tão frequente.

E aproveitando a publicidade feita na mensagem anterior, podem experimentar o meal planner da Vaqueiro. Eu confesso que não experimentei, embora já tenha dado uma espreitadela. Gosto das novas tecnologias mas tenho outro lado muito tradicional. E escrever no papel dá-me muito mais gozo!

Sem comentários:

Enviar um comentário