segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aventais

 
Gosto muito de aventais. Como há muitos anos que deixei de andar em casa com uma «roupa de trazer por casa» pouco cuidada, para não lhe chamar outra coisa, os aventais passaram a ser uma peça essencial quando estou na cozinha ou a fazer as minhas limpezas. E a partir de certa altura, decidi que, uma vez que passo uma grande parte do meu dia de avental, eles teriam de ser bonitos. E tenho uns cinco ou seis, todos eles muito do meu agrado. Este é um deles. Não tenho ainda fotos dos outros. Ficará para outra altura.

Cath Kidston

Descobri esta marca há já algum tempo e fiquei fã. Gosto de tudo ou praticamente tudo o que eles têm. Quando chegam os catálogos, fico a namorá-los durante algum tempo. Em Dezembro comprei um avental e a mala que está na foto. Quem também gostar destes padrões, pode dar uma espreitadela no site da Cath Kidston.

Sofá novo sem gastar dinheiro

O sofá cá de casa não tem muitos anos mas já estava a ficar num estado lastimável. Com uma casa sempre cheia, o sofá tem muito uso. Era preciso trocar de sofá. Ou comprar uma capa. Mas qualquer uma das opções não é barata e agora não é possível. Então, como não faltam colchas cá em casa, fui buscar uma e já temos sofá novo. Sem gastar dinheiro!

Não há sábado sem sol, domingo sem missa, nem segunda sem preguiça

                                                     Imagem retirada daqui
Sempre fui fã de provérbios e ditos populares, embora alguns não façam sentido algum. Habituei-me com a minha avó, que também teve sempre este gosto, e hoje eu utilizo muitos dos ditados e expressões que sempre a ouvi dizer. E um deles era este: não há sábado sem sol, domingo sem missa, nem segunda sem preguiça. E porque me lembrei disto hoje? Porque hoje é segunda e se houve um tempo em que não havia segundas sem preguiça na minha vida, hoje isso já não é verdade. Custa-me sempre um bocadinho levantar mas isso acontece todos os dias, especialmente no Inverno. Mas depois do meu duche matinal, estou pronta para um novo dia. E todos os dias são especiais, porque foram criados por Deus. Mas ajuda muito ter o privilégio de não ter de deixar a minha família e a minha casa para ir trabalhar fora.  Quanto ao resto do provérbio, em relação ao sábado não sei. Quando era miúda divertia-me a ver se fazia sol ao sábado mas é provável que já tenha vivido muitos sábados sem ver o sol! E ao domingo, é uma alegria ir à igreja. Faz parte da nossa rotina mas não é uma obrigação. É uma alegria poder ir à casa de Deus, ouvir a Sua Palavra e estar em comunhão com os irmãos.

Tinha acabado de publicar esta mensagem mas tive de voltar cá porque tenho a televisão ligada e estavam a apresentar uma novela em que uma das personagens dizia: "A minha vida nunca foi um domingo, foi sempre uma segunda-feira." Achei graça à coincidência, se bem que não haja coincidências. Claro que percebemos a associação de ideias mas é tão bom quando, pela graça de Deus, todos os dias da nossa semana podem ser domingos. Não é fácil, mas é possível. E lembro-me de Paulo: «Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação» (Filipenses 4:11).

Carácter - a beleza que perdura

Li há dias este texto no meu devocional da UCB e gostaria de o partilhar aqui.
  «No que diz respeito a beleza, mantenha uma perspectiva certa: "O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos, mas...no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto..." (1 Pedro 3:3-4). O departamento de relações públicas de uma empresa de produtos de beleza pediu aos seus clientes que enviassem fotos, juntamente com pequenas cartas, descrevendo as mulheres mais bonitas que conheciam. Receberam milhares de cartas. Uma delas chamou a atenção dos empregados e foi levada ao presidente. Tinha sido escrita por um rapaz de um lar desfeito que vivia num bairro degradado. Com muitos erros ortográficos, um excerto desta carta dizia o seguinte: "Uma linda mulher vive ao fundo da minha rua. Visito-a todos os dias. Ela faz-me sentir o miúdo mais importante no mundo. Jogamos às damas e ela ouve os meus problemas. Ela compreende-me. Quando vou embora ela grita sempre da porta que tem orgulho em mim." O rapaz acabou a carta assim: "Esta foto mostra-vos que esta é a mulher mais bonita do mundo, e um dia espero ter uma mulher tão bonita como ela." Intrigado, o presidente pediu para ver o retrato da mulher. A secretária entregou-lhe a foto de uma mulher que sorria, sem dentes, de idade bem avançada, sentada numa cadeira de rodas. Os seus esparsos cabelos grisalhos estavam apanhados atrás. As rugas, que formavam sulcos profundos no seu resoto, estavam de alguma forma diminuídas pelo brilho dos seus olhos. "Não podemos usar a imagem desta mulher", disse o presidente, "ela mostraria ao mundo que os nossos produtos não são necessários para se ser bonito."»

domingo, 30 de janeiro de 2011

Jogo do Stop

Há quem lhe dê outros nomes mas quem não se lembra deste jogo? Basta apenas uma follha e uma caneta para jogar e é muito divertido. Eu jogava imenso com os meus irmãos e amigos. Depois ficou esquecido durante muitos anos. Há pouco tempo, resolvi recuperá-lo. Agora a minha filha já escreve bem e já tem mais bagagem para jogar sem ficar frustrada! E temo-nos divertido muito cá em casa com este jogo tão simples mas tão divertido.
Para quem já não se lembra, ou não conhece o jogo (hipótese menos provável), aqui vai:
Numa folha, escrevem-se vários temas. Normalmente, começa-se com Nomes, Países, Cidades, Animais Objectos, mas depois o resto da lista fica ao critério de quem joga. Hoje, por exemplo, jogámos com Nomes, Países, Cidades, Animais, Objectos, Marcas, Telefones (modernices da minha filha!!!), Flores, Cores e Programas de Televisão.
A seguir, um dos jogadores diz o alfabeto para si e um outro diz STOP. Na letra em que a primeira pessoa tiver parado, é a letra com que se joga, escrevendo palavras começadas por essa letra.
No final de cada ronda faz-se a contagem. Aqui divergimos um bocadinho quanto à pontuação. Uns dizem que era de uma forma, outros de outra. Acabámos por nos decidir para 5 pontos quando há uma palavra repetida, 10 quando as palavras são diferentes e 20 para o jogador que escreveu uma palavra quando os outros jogadores não escreveram nada.
Uma excelente forma de se passar tempo em família ou entre amigos, especialmente quando o tempo convida a estar em casa.

Homemaker's Basket


Não me lembro bem onde vi esta ideia mas penso que foi neste blogue lindíssimo que sigo há muito tempo. Pareceu-me uma ideia muito interessante e como gosto de estar rodeada de coisas bonitas, adoptei a ideia. Deixei ficar o nome em inglês porque, pessoalmente, gosto de usar muitas expressões inglesas, mas estou aberta a sugestões em português, embora eu ainda não tenha encontrado nenhuma que me agrade muito. A ideia é ter um cesto bonito (claro que o meu tinha de ter rosas e muito cor-de-rosa) onde colocamos coisas bonitas que estão sempre à mão para os nossos momentos de pausa durante o dia. Segui algumas das sugestões que vi no blogue mas incluí outras coisas e cada pessoa colocará no seu cesto o que mais lhe convier e aquilo de que mais gostar. No meu coloquei:
  • uma linda caneca às rosas, prenda da minha mãe, para beber o meu chazinho das 5,
  • a minha agenda,
  • um bloco de notas,
  • uma caneta,
  • cartões bonitos e envelopes,
  • um devocional,
  • uma máquina fotográfica

Rosas

«Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!» Machado de Assis

Sou completamente apaixonada por rosas e por tudo quanto tenha rosas. Esta foi-me oferecida por uma querida amiga e durou imenso tempo.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Your Girl: Raising a Godly Daughter in an Ungodly World

Terminei há dias a leitura deste livro e recomendo vivamente. É uma pena que muitos destes livros, que tanto me têm inspirado, não estejam disponíveis em Português, para que mais pessoas possam ter acesso a eles. Quem sabe um dia não traduzo um deles. Mas como também há muitas mulheres de língua portuguesa a entender o Inglês, irei deixar aqui as minhas sugestões de leitura.

Planear ou não planear as refeições

Entre planear e não planear, escolho sempre planear porque eu sou a mulher dos planos e das listas. Dá-me mesmo gozo planear e fazer listas para tudo e mais alguma coisa. Para além da utilidade que as listas podem ter, planear é para mim um passatempo! Mas no que diz respeito às refeições, nem sempre o fiz. Já passei por diversas fases mas cheguei à conclusão de que é melhor planear. Todos somos diferentes e cada pessoa tem formas diferentes de fazer as coisas. Outras vezes vamo-nos adaptando à medida das circunstâncias e daquilo que vamos vendo que funciona ou não. Resisti durante bastante tempo ao planeamento das refeições porque às vezes sobra comida, outras vezes não, às vezes somos muitos à mesa, outras vezes somos poucos, enfim, porque achava que nunca conseguiria fazer aquilo que estava planeado. Mas planear as refeições poupa tempo, trabalho e dinheiro. E liberta-nos daquela preocupação de «o que é que eu vou fazer hoje para o jantar?» e «será que tenho os ingredientes de que preciso?» E mesmo com planeamento, há sempre espaço para os imprevistos. Actualmente, o sistema que para mim funciona melhor é o seguinte:

- no início de cada mês, faço as compras do mês, com base numa lista que fui fazendo ao longo do tempo e que tem aqueles produtos base que nós usamos habitualmente. Optei por começar as fazer as compras online por comodidade, uma vez que não tenho elevador e é sempre muita coisa para transportar.

- uma vez por semana, faço um planeamento das refeições para uma semana (já experimentei fazer para mais tempo mas comigo não funcionou) e, quando por alguma razão imprevista, não faço a refeição que estava planeada ou quando há uma refeição que consiste em aproveitamento dos restos, passo a refeição planeada para a semana seguinte.

- uma vez por semana, faço as compras de carne, peixe e legumes, de acordo com o menu planeado. Por vezes é preciso comprar algum produto extra, mas desde que planeio as refeições que isso deixou de ser tão frequente.

E aproveitando a publicidade feita na mensagem anterior, podem experimentar o meal planner da Vaqueiro. Eu confesso que não experimentei, embora já tenha dado uma espreitadela. Gosto das novas tecnologias mas tenho outro lado muito tradicional. E escrever no papel dá-me muito mais gozo!

Vaqueiro

Tinha de começar por algum lado e não há lugar melhor do que a cozinha. Gosto muito de cozinhar e de experimentar receitas novas e hoje a minha querida cunhada sugeriu-me uma visita ao site da Vaqueiro. Tenho dois ou três livros de receitas da Vaqueiro mas nunca tinha espreitado o site. Já lá fui e é muito interessante. Passo a publicidade! E para a semana vou já experimentar uma das receitas, frango com ananás e leite de coco. Nunca gostei muito de coco mas estou a aprender a gostar e ultimamente tenho experimentado receitas diferentes com coco. Até aqui, as minhas experiências limitavam-se ao caril. Tem um execlente aspecto, não tem?

Mulher virtuosa


Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.
Provérbios 31:10-31

O porquê deste blogue

  Há muito tempo que Deus tem vindo a colocar no meu coração o desejo de escrever para outras mulheres. Mas sentia sempre que essa não era uma tarefa para mim pois ainda tenho tanto a aprender. Felizmente percebi que devia obedecer, sabendo que Deus nos capacita a fazer aquilo para que nos chama. E percebi que chegou também a altura de fazer aquilo que a Bíblia diz: «Aconselha também as mulheres idosas a comportarem-se como convém a uma vida santa. Que não sejam caluniadoras nem muito dadas ao vinho. Devem dar bom exemplo, para que as mais novas aprendam a amar os seus maridos e os seus filhos. Que sejam moderadas e dignas, boas donas de casa e obedientes aos maridos, para que ninguém blasfeme contra a palavra de Deus.» (Tito 2:3-5).

  De acordo com os padrões modernos, ainda sou uma mulher jovem, mas a verdade é que já não sou tão jovem assim e agora é a minha vez de fazer aquilo que outras mulheres fizeram e ainda fazem comigo: transmitir-lhes aquilo que sei, que tenho aprendido e que tenho vivido. E porque escolhi fazê-lo através de um blogue? Porque é um meio moderno, que Deus coloca à nossa disposição, e que pode chegar a  muitas mulheres.

  Nem todas as mulheres (atrever-me-ia até a dizer que a maioria delas) se sentirão identificadas com o  conteúdo deste blogue, mas todas são bem-vindas. O blogue abordará questões bíblicas relacionadas com o papel da mulher mas também aspectos práticos da vida no lar e da vida em família.

  Quero partilhar aquilo que já aprendi mas também aprender convosco. Que Deus vos abençoe.